O Comitê da Bacia do Curu realizou nesta quinta-feira (23) sua 88ª Reunião Ordinária,
no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Paracuru.
Novo secretário-adjunto
Mayson José Mendes de Sousa, representando a Associação Comunitária de Torrões e Limoeiro, foi escolhido pela plenária como novo secretário-adjunto até 2025.
Açude Sousa
Também foi discutida a operação emergencial do Açude Sousa, em que o SAAE de Canindé solicitou ao Comitê captação de 40 l/s para abastecer a sede do município. Atualmente, o reservatório está com volume de 1,8 milhão de m³, equivalente a 5,9% de sua capacidade total, como informado pelo Núcleo de Operação da regional da Cogerh da bacia do Curu.
Diante desse dado, o colegiado discutiu o pedido e, após análise com os membros, o SAAE decidiu retirar a proposta da pauta.
Outras pautas
Além disso, o doutorando Kelven Pinheiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou o objeto de sua pesquisa, intitulada “Eficácia da Gestão de Unidades de Conservação para a proteção de Recursos Hídricos”, focada na região do Curu.
Na sequência, foi apresentada ao colegiado a Campanha de Regularização de Usuários de Água que, dentre outras ações, deverá contar com equipes de cadastradores treinados que percorrerão a região no intuito de cadastrar os usuários de água da Bacia. O momento foi conduzido pela geóloga Juliana Leonísia, do Consórcio Hydros-Regea-Irrigart (HRI).
Outro ponto abordado no encontro foram as duas vacâncias abertas no segmento de Usuários de Água do Comitê, que já possui fila de espera com base no último congresso de renovação realizado.