O Comitê da Bacia do Curu realizou nesta quarta-feira (29), em Paracuru, a 3ª Oficina do Plano de Educação Ambiental da região hidrográfica. O foco foi em instituições do poder público e da sociedade civil dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Paraipaba, além de usuários de água.
Na ocasião, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral falaram sobre a importância da educação ambiental para conservação dos recursos hídricos e como estratégia para amenizar as ações causadas pelas mudanças climáticas.
A oficina foi dividida em três momentos: primeiro, os membros da Câmara Técnica fizeram uma breve apresentação sobre a atuação do CBH Curu, o papel da Câmara Técnica e sobre a política de Educação Ambiental. Depois, os participantes se dividiram em grupos por município.
O evento foi finalizado com a apresentação dos grupos, em que os participantes relataram as ações exitosas, as dificuldades e as ações como alternativas para fortalecimento da educação ambiental nos municípios.
Os relatos serão considerados na elaboração do Plano de Educação Ambiental, previsto no Plano de Recursos Hídricos do Curu. O documento deve ser concluído até o fim de 2024.
A oficina foi conduzida pelo membros da câmara técnica de meio ambiente do CBH Curu, Cledeilson Pereira, Wesllen Melo e Wesley Mota. A Gerência regional da Cogerh da Bacia do Curu esteve representada pela coordenadora do núcleo de gestão participativa, Isabel Amaral.