Foi realizada, no dia 17 de novembro, de forma virtual, uma capacitação para os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu).
O tema da capacitação foi Interface da gestão integrada dos recursos hídricos e as Unidades de Conservação. O palestrante Kelven Pinheiro, doutorando em Ciências Marinhas e Tropicais na Universidade Federal do Ceará-UFC, discorreu sobre aspectos da legislação nacional referente aos recursos hídricos, o aparato institucional do Ceará e as ações realizadas pelo Estado que adotou um novo modelo de gestão dos recursos hídricos. As Unidades de Conservação consistem em uma ferramenta dentro do instrumento legal de Áreas Protegidas e, na bacia hidrográfica do Curu, elas estão concentradas na região costeira. Kelven Pinheiro abordou, ainda, o processo de criação de UCs, os planos de Manejo e o Programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas do Ceará.
Na ocasião os membros puderam tirar suas dúvidas, ressaltaram a necessidade de iniciar o processo de proteção da cordilheira de serras, na região da fronteira entre os municípios de Itatira e Canindé, destacaram a descontinuidade das ações empreendidas pelo poder público em decorrência de aspectos políticos, que acaba resultando em projetos desprotegidos e enfatizaram que as UCs são instrumentos de gestão na preservação do meio ambiente.
Participaram da capacitação 22 membros do CBH Curu, além de técnicos da secretaria executiva, a gerência regional da COGERH de Pentecoste.