Foi realizada, no último dia 11, de forma virtual, a 78ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu). Destacou-se, dentre as pautas principais, a discussão sobre a fiscalização como instrumento de gestão dos recursos hídricos.
O gerente do setor de outorga e fiscalização da Cogerh, Marcílio Caetano, esclareceu sobre o limite institucional e o papel das instituições na fiscalização do uso dos recursos hídricos. Marcílio ressaltou os aspectos legais que norteiam as atividades de fiscalização e as limitações das instituições dentro das suas competências legais. Em seguida a técnica Suiane Braz abordou sobre o uso das geotecnologias como instrumento de apoio às ações de fiscalização, destacando o geoprocessamento e sensoriamento remoto, imagens de satélite e aerolevantamentos com utilização de drones.
Outro ponto de pauta foi a discussão sobre as atividades do CBH Curu previstas para o ano de 2022. o plenário do colegiado aprovou a proposta apresentada por sua diretoria, com apoio da secretaria executiva, que abrange diversas atividades como reuniões ordinárias e extraordinárias, capacitações, atividades com comissões gestoras, alocação negociada e água e outros.
Estiveram presentes 42 instituições membro do CBH Curu e 53 participantes no total. Da secretaria executiva participaram os coordenadores de Operação e Gestão, Reginaldo Silva e Isabel Amaral