Nesta quinta-feira, 25, a Cogerh, por meio da Gerência Regional da Bacia do Curu, realizou a 1ª Reunião da Comissão de Operação da Barragem Serrota. A Comissão foi formada no mês de outubro de 2023, em atendimento a uma deliberação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu).
Na reunião, os membros da Comissão foram empossados para o mandato referente ao período de 2023 à 2025. Na ocasião, o coordenador do núcleo de operação da Cogerh de Pentecoste, Reginaldo Silva, apresentou a atual situação da barragem Serrota, que se encontra com seu volume máximo. O reservatório, localizado no distrito de Sebastião de Abreu, no município de Pentecoste, consiste em uma barragem de nível, sendo responsável pelo abastecimento humano do distrito e, quando possui volume satisfatório, atende os irrigantes do perímetro Curu-Pentecoste.
Na reunião foi informado sobre o projeto de regularização dos usuários da bacia do Curu, um trabalho da Cogerh, onde será realizado o cadastro dos usuários da água bruta. Além dos membros da Comissão, participaram da reunião irrigantes do perímetro Curu-Pentecoste. A coordenadora e a técnica do núcleo de gestão da Cogerh de Pentecoste, Isabel Amaral e Heleni Viana, também participaram da reunião. A sede da Cogerh esteve representada pelo técnico Edecarlos Sousa.