No último dia 14 de setembro, pela amanhã, no Auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Paracuru, foi realizada uma reunião com o intuito de se entrar num consenso de uso racional, entre os usuários da Lagoa das Porcas no município de Paracuru. A reunião foi realizada após denuncia de uso irregular e posterior fiscalização por parte da COGERH.
A COGERH constatou os tipos de uso praticado nessa localidade e convidou os atores envolvidos a participar de uma mediação para que fosse feito um uso de maneira que possa ser sustentável. Aja vista que a mesma lagoa já havia chegado em seu volume morto em 2014.
Ao termino da reunião ficou encaminhado que os usuários que fazem uso de forma irregular deverão outorga sob pena de ser autuado caso isso não ocorra. Ficou ainda encaminhado que a COGERH providenciará horímetros para que seja feito o controle de uso. Também, o usuário que mais causa impacto na lagoa, devido ao seu uso, concordou em diminuir 40% de seu uso, através do acompanhamento que será feito pela COGERH, além de reunião para avaliação a operação prevista para acontecer dia 16 de outubro do corrente ano.
Participaram da reunião reunião representantes da sociedade civil, alunos da Escola Municipal Abigail Sampaio, usuários e poder público local. A Cogerh estava representada pelos coordenadores dos Núcleos, Reginaldo Silva e Marcelo.