RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE 2020

Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu

Nome do Comitê

Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu

Decreto de Criação e Aprovação

Lei Estadual nº 11.996/1992 e Resolução CONERH nº 02/1997

Endereço

Rua Eufrásio Lopes Sales nº 930, Centro, Pentecoste-CE

Presidente

Daniel Pessoa Gomes da Silva

Responsável pela elaboração do Relatório Anual de Atividades

Equipe do Núcleo de Gestão da Secretaria Executiva dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Curu e Litoral – COGERH de Pentecoste

1. INTRODUÇÃO

O Relatório Anual de Atividades é uma atribuição dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prevista no Art. 6º do Decreto Estadual nº 32.470, de 22 de dezembro de 2017, que regulamenta os Artigos 44 a 47 e § 1º e 2º do Art. 53 da Lei Estadual nº 14.844, de 28 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a Política Estadual dos Recursos Hídricos.

Neste relatório estão inclusas as atividades e reuniões do CBH Curu desenvolvidas no período de janeiro a dezembro de 2020, incluindo as Reuniões Ordinárias e Extraordinárias, Reuniões de Diretoria e de Grupos de Trabalho, dentre outros.

Os documentos mencionados encontram-se arquivados na Secretaria Executiva do CBH Curu e estão disponíveis no sítio eletrônico do colegiado, no seguinte endereço: www.cbhcuru.com.br

2. SOBRE O COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CURU

2.1 Composição

Composição do CBH Curu para o mandato 2020-2024, conforme Solenidade de Posse realizada no dia 19 de fevereiro de 2020, e substituições realizadas.

COMPOSIÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CURU

DIRETORIA

Prefeitura Municipal de Pentecoste

Presidente

Daniel Pessoa Gomes da Silva

AUDIPECUPE

Vice Presidente

José Severino Filho

Prefeitura Municipal de Apuiarés

Secretária

Elizangela Castro da Silva

Associação de Preservação da Natureza e Cultura Popular Sertão Central – APRENAC

Secretário Adjunto

Francisco Ferreira Pinto

USUÁRIOS

Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE

Titular

Suplente

Francisco Gomes Moreira

Francisco José Soares Pereira

Ypióca

Titular

Suplente

Jorgeana Moraes Monteiro

Luciano Mainardes

Associação Comunitária dos Moradores da Fazenda São José

Titular

Suplente

Francisco Evaristo Lopes Maciel

José Edivaldo Lopes Barbosa

Fazenda Grangeiro

Titular

Suplente

Rita Luiza Marinho Grangeiro

Fernando Antônio Peroba Grangeiro

Associação do Distrito de Irrigação Curu Paraipaba – ADICP

Titular

Suplente

Luiz Moreira de Abreu

Francisco Pereira Castelo

Associação dos Trabalhadores Rurais de Lages do Olho D’água

Titular

Suplente

Reginaldo Sousa Freitas

Francisco Duarte dos Santos

AUDIPECUPE

Titular

Suplente

José Severino Filho

Francisco Claudio Ferreira de Sousa

Colônia de Pescadores Z16

Titular

Suplente

Maria Alice de Sousa Lima

Antônio Carlos Monteiro Maciel

Fazenda Itaparaty

Titular

Suplente

Lukas Alder

Bettina Charlotte Kofmane Alder

Associação Comunitária das Famílias Rurais de Melancia dos Ferreiras

Titular

Suplente

Francisco Roberto Barbosa Alves

Raimundo Marciano Barbosa Alves

Associação Comunitária de Torrões e Limoeiro

Titular

Suplente

Mayson José Mendes de Sousa

Antônio Claudio da Silva Pereira

Colônia de Pescadores Z48

Titular

Suplente

Francisco Glebio Rodrigues Silva

Carlos Alberto Ferreira Braga

CAGECE

Titular

Suplente

Edmílson da Costa Macedo Junior

Carlos André Braz da Silva

SISAR

Titular

Suplente

Raimundo Adriano Alves Pinto

Giselly Davi Corpes

Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará

Titular

Suplente

Glauber Gomes de Oliveira

Toivi Masih Neto

SOCIEDADE CIVIL

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – STRAAF

Titular

Suplente

Elisangela Neres de Castro

Maria da Conceição Patrício Gomes

Associação dos Agentes de Saúde

Titular

Suplente

Daniela Fernanda Martins

Miguel Augusto Lima Araújo

Federação das Associações de Irauçuba – FAI

Titular

Suplente

Otacílio Batista da Silva

Cosmo dos Santos Pacheco

Associação de Preservação da Natureza e Cultura Popular Sertão Central – APRENAC

Titular

Suplente

Francisco Ferreira Pinto

João Pires Uchoa

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – STRAAF

Titular

Suplente

Maria Luzirene Maciel Brasil

Carlos Alberto Silva Sousa

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – STRAAF

Titular

Suplente

Paulo César Medeiros Costa

Raimunda Solange Martins de Sousa

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – STRAAF

Titular

Suplente

José Araújo da Silva

João Paulo Araújo dos Santos

IFCE

Titular

Suplente

Cledeilson Pereira Santos

Mayhara Martins Cordeiro Barbosa

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares – STRAFF

Titular

Suplente

Maria Erineide Rocha de Sousa

Raimundo Iran Pereira

Cooperativa Agropecuária do Trairi Ltda – COOPERAI

Titular

Suplente

Marcelo Antônio Barbosa

Manoel Carlos Oliveira

Associação Beneficente Frei Diogo

Titular

Suplente

Paulo Eduardo Andrade Bento

João Batista Aprígio Oliveira

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – STRAAF

Titular

Suplente

José Osmirídio Ferreira Rocha

Francisca Elisabete Lopes Franco

ADEL

Titular

Suplente

Antônio Adriano Batista Alves Sousa

Helano Luz Lopes

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares

Titular

Suplente

Antônia Barros Garcia

Maria Jizolda Evangelista Soares

Associação Comunitária Boa Esperança dos Moradores de Lagoa do Desterro

Titular

Suplente

Francisco de Assis Freitas Colares

Arnoldo de Lima Barros

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – STRAAF

Titular

Suplente

Maria Fernanda Lopes Santos

Antônio Roberto Cordeiro Abreu

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – STRAAF

Titular

Suplente

Joãozito Coelho Bastos

Antônio Freitas Cruz

PODER PÚBLICO MUNICIPAL

Câmara Municipal de Apuiarés

Titular

Suplente

Margarida Maria Mesquita Tomaz

Marcos Barbosa Alves

Prefeitura Municipal de Apuiarés

Titular

Suplente

Elizangela Castro da Silva

Roberto Sávio Gomes da Silva

Prefeitura Municipal de Canindé

Titular

Suplente

Antônio Roberto Rodrigues Lopes

Raimundo Nonato Silva Araújo

Câmara Municipal de Caridade

Titular

Suplente

Francisco Alexandre Lopes Pelúcio

Paulino Ferreira de Oliveira

Prefeitura Municipal de General Sampaio

Titular

Suplente

Luís Rodrigues Siqueira

Diego Vieira de Araújo

Prefeitura Municipal de Paraipaba

Titular

Suplente

Leonardo Cordeiro de Sousa

Francisco das Chagas Pereira Menezes

Prefeitura Municipal de Paramoti

Titular

Suplente

Paulo Sérgio Mariz Santos

José do Egito Sales Andrade

Câmara Municipal de Pentecoste

Titular

Suplente

Antônio Manoel de Almeida Forte

Tiago de Castro Azevedo

Prefeitura Municipal de Pentecoste

Titular

Suplente

Daniel Pessoa Gomes da Silva

Sebastião Lúcio Sousa Menezes

Prefeitura Municipal de São Luís do Curu

Titular

Suplente

Ricardo Abreu Barroso

Marcilano Sousa do Nascimento

PODER PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL

5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRES)

Titular

Suplente

Francisco Maciel Brasileiro

Francisco Danilo de Almeida Santos

Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE

Titular

Suplente

Antônio Glayson Aguiar Guimarães

Joaquim Pacífico Soares de Macedo

Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA

Titular

Suplente

Olavo da Costa Moreira

Lincon Freire Apoliano

Secretaria de Recursos Hídricos – SRH

Titular

Suplente

Inês Prata Girão

Márcia Soares Caldas

SEMA

Titular

Suplente

Maria do Socorro Ferreira de Azevedo

Matheus Fernandes Martins

SEMACE

Titular

Suplente

Gustavo Amorim Studart Gurgel

DNOCS

Titular

Suplente

Eduardo Firmiano Menezes

Robeísia Hêrbenea Miranda de Holanda

EMBRAPA

Titular

Suplente

Mauro Teixeira Dantas

José Gomes da Costa

FUNASA

Titular

Suplente

Pedro Lira Pessoa

EMATERCE

Titular

Suplente

Antônio Alzemar de Oliveira

Francisco Lopes Santos

2.2 Operacionalização do CBH Curu

2.2.1 Secretaria Executiva

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-COGERH, Gerência Regional de Pentecoste – Rua Eufrásio Lopes Sales nº 930, Centro, Pentecoste-CE, CEP: 62.640-000, Fone/fax: (85) 3195-0860 / (85) 3195-0862 www.cogerh.com.br / gerencia.pentecoste@cogerh.com.br

2.3 Reuniões

Todas as reuniões do CBH Curu sempre aconteceram de forma presencial, desde sua criação, no ano de 1997. Entretanto, no mês de março de 2020, o Governo do Estado do Ceará através do Decreto nº 33.510/2020, e alterações posteriores, decretou situação de emergência em saúde no âmbito estadual e estabeleceu diversas medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana causada pelo novo Coronavírus, entre elas, a suspenção de todas as atividades presenciais e que pressupõem o contato físico entre os participantes. No mesmo período a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará publicou a Portaria nº 566/2020, regulamentando a participação e votação em reuniões virtuais ordinárias e extraordinárias do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (CONERH) e dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará. A partir de então, as atividades do CBH Curu foram realizadas de forma virtual, por meio da Plataforma digital Cisco Webex.

2.3.1 Reuniões Ordinárias do CBH Curu

DATA

LOCAL

PAUTA

71ª

06 de fevereiro

E. E. F. M. Edite Alcântara, General Sampaio

– Abertura e Informes

Apresentação do prognóstico da quadra Chuvosa para 2020, pela FUNCEME

– Apresentação da Política de abastecimento de água e esgoto sanitário do Ceará, pela Secretaria das Cidades

– Encerramento da operação dos açudes da bacia pela Cogerh/Pentecoste

– Encaminhamentos e encerramento

72ª

29 de abril

Virtual

– Abertura e Informes

– Apresentação da previsão climática para o trimestre maio, junho e julho de 2020, pela FUNCEME

– Apresentação do monitoramento dos açudes da bacia e o acompanhamento das barragens: correção de anomalias pelo Núcleo de Operação da Gerência de Pentecoste.

– Encaminhamentos e encerramento

73ª

18 de junho

Virtual

– Abertura e Informes

Apresentação e aprovação da Operação dos açudes do Vale e os parâmetros dos açudes isolados para 2020.2

– Encaminhamentos e encerramento

74º

20 de agosto

Virtual

– Abertura e Informes

– Leitura e aprovação da ata da reunião anterior

– Apresentação do balanço financeiro da Cogerh, exercício 2019

– Apresentação do trabalho de saneamento rural desenvolvido pela Secretaria das Cidades

– Discussão sobre a aplicação dos recursos financeiros oriundos do Procomitês

– Encaminhamentos e encerramento

TOTAL

4 REUNIÕES ORDINÁRIAS

2.3.2 Reuniões Extraordinárias do CBH Curu

DATA

LOCAL

PAUTA

24ª

19 de fevereiro

Auditório da Câmara Municipal de Pentecoste

– Abertura e Informes

Solenidade de posse das instituições e entidades membros, eleitas no 7º Congresso de Renovação para o mandato 2020-2024

– Eleição e posse da nova diretoria do colegiado para o biênio 2020-2022

– Encaminhamentos e encerramento

25ª

14 de julho

Virtual

– Abertura e Informes

Adequação do Sistema Canindé e discussão com o CBH Curu em relação a aprovação da Lei do Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil

– Encaminhamentos e encerramento

26ª

10 de dezembro

Virtual

– Abertura

– Chamada dos membros

– Leitura e aprovação da ata da reunião anterior

– Informes

– Apresentação das tendências da estação chuvosa para 2021 (FUNCEME)

– Apresentação do relatório anual de atividades do CBH Curu

– Informe sobre ajuste na Resolução nº 06/2020 de aprovação do recurso financeiro do PROCOMITÊS

– Avaliação dos trabalhos do CBH em 2020

– Encaminhamentos

– Encerramento

TOTAL

3 REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS

2.3.3 Renovação do CBH Curu

DATA

LOCAL

EVENTO

14 de janeiro

E. E. E. P. Alan Pinho Tabosa, Pentecoste

7ª Congresso Renovação do CBH Curu

19 de fevereiro

Auditório da Câmara Municipal de Pentecoste

Solenidade de Posse dos Membros do CBH Curu

TOTAL

2 EVENTOS DE RENOVAÇÃO

2.3.4 Renovação da Diretoria do CBH Curu

DATA

LOCAL

EVENTO

17 de janeiro

Gerência Regional da COGERH/Pentecoste

I Reunião da Junta Eleitoral

18 de fevereiro

Gerência Regional da COGERH/Pentecoste

II Reunião da Junta Eleitoral

19 de fevereiro

Auditório da Câmara Municipal de Pentecoste

Eleição e Posse da Diretoria

TOTAL

3 EVENTOS DE RENOVAÇÃO

2.3.5 Reuniões da Diretoria do CBH Curu

DATA

LOCAL

20 de abril

Virtual

15 de junho

Virtual

03 de julho

Virtual

04 de agosto

Virtual

28 de agosto

Virtual

14 de setembro

Virtual

03 de novembro

Virtual

30 de novembro

Virtual

TOTAL

8 REUNIÕES DE DIRETORIA

2.3.6 Reuniões de Comissões Específicas, Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho (GT)

O CBH Curu atualmente possui as seguintes Comissões Específicas e Grupos de Trabalho: Comissão de Monitoramento da Operação; Comissão de Estudos e Planejamentos, Comissão de Meio Ambiente, GT de Extração Mineral e GT de Comunicação.

DATA

LOCAL

COMISSÃO/GT

03 de julho

Virtual

Comissão de Monitoramento da Operação

10 de setembro

Virtual

Comissão de Monitoramento da Operação

14 de outubro

Virtual

GT de Comunicação

30 de novembro

Virtual

GT de Comunicação

TOTAL

4 REUNIÕES DE COMISSÃO/GT

2.3.7 Capacitação

No ano de 2020 foi realizada uma capacitação virtual com os membros novos que ingressaram no CBH Curu. Ao todo foram capacitados os representantes de 18 instituições membro, por meio de 02 cursos virtuais da agência Nacional de Água e Saneamento Básico – ANA, com carga horária de 20 horas/aula cada. O CBH Curu também realizou uma série de Webinários em comemoração aos 23 anos do colegiado.

DATA

LOCAL

CONTEÚDO

28 de julho a 10 de agosto

Virtual

Comitê de Bacia Hidrográfica: práticas e procedimentos;

Comitê de Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz?

23 de outubro

Virtual

Webinar: Construindo o CBH Curu – resgate histórico e desafios para a gestão das águas

3ª

26 de outubro

Virtual

Webinar: Gestão de Conflitos e Recursos Hídricos / Processo Atual de Alocação Negociada de Água na Bacia do Curu / Comunicação para Gestão das Águas

29 de outubro

Virtual

Webinar: Educação Ambiental e Recursos Hídricos / Protagonismo Juvenil na Gestão dos Recursos Hídricos / Protagonismo Feminino na Gestão das Águas

TOTAL

4 AÇÕES DE CAPACITAÇÃO

2.3.8 Planejamento Estratégico

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), como secretaria executiva dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará, iniciou o processo de atualização do Planejamento Estratégico dos colegiados. Neste ano de 2020 as discussões ocorreram de forma virtual e envolveram as diretorias dos colegiados, entre elas, a diretoria do CBH Curu.

DATA

LOCAL

EVENTO

03 de novembro

Virtual

Alinhamento Metodológico com diretoria do CBH Curu

15 de dezembro

Virtual

I Oficina de Planejamento Estratégico dos Comitês de Bacias Hidrográficas

TOTAL

2 EVENTOS

2.3.9 Reuniões do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas-FCCBH

O evento é destinado ao encontro entre os membros das diretoras dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará.

DATA

LOCAL

27 e 28 de fevereiro

Hotel Iracema Travel, Fortaleza-CE

30 de abril

Virtual

28 de agosto

Virtual

29 de outubro

Virtual

17 de dezembro

Virtual

TOTAL

5 REUNIÕES DO FCCBH

2.4 Alocação Negociada de Água

A Alocação Negociada de Água é um processo em que a utilização da água dos açudes é definida de forma participativa pelos usuários e toda a sociedade envolvida com o sistema hídrico, tendo o Comitê de Bacia Hidrográfica como principal protagonista na definição dos parâmetros alocados. Excepcionalmente no ano de 2020, devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus e o consequente isolamento social, o CBH Curu, além de definir os parâmetros de Alocação em sua 73ª Reunião Ordinária, deliberou as vazões para liberação de água de 7 açudes isolados e 5 açudes que integram o Vale do Rio Curu, conforme Resolução nº 02, de 19 de junho de 2020.

2.5 Eventos

2.5.1 Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, lançou o Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará. As atividades que envolveram os Comitês de Bacias Hidrográficas foram o Seminário de Lançamento, realizado no dia 18 de setembro de 2020, e o Seminário Regional por Bacia Hidrográfica. O Seminário Regional da Bacia Hidrográfica do Curu foi realizado no dia 13 de outubro de 2020. Os eventos aconteceram na modalidade virtual e contaram com a participação dos membros do CBH Curu, sua secretaria executiva e demais interessados no assunto.

2.5.2 XXII Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas-ENCOB

Devido ao estado de pandemia e isolamento social no ano de 2020, o XXII Encontro Nacional de Comitês de Bacias – ENCOB ocorreu de forma virtual. A programação contou com roda de diálogos, webinários e palestras transmitidas pelo canal do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas no Facebook e pelo canal Eu Cuido de Rios no YouTube, com participação dos convidados pelo chat.

2.6 Funcionamento do CBH Curu

As deliberações do CBH Curu discutidas em plenária enquadram-se como Ofícios, Resolução e Moção, conforme seu regimento Interno.

DELIBERAÇÃO

QUANTIDADE

Ofício

04

Resolução

07

Moção

02

TOTAL

13 DOCUMENTOS