O escritório da Cogerh de Pentecoste e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estão trabalhando para firmar um acordo de Cooperação Técnica entre as duas partes. O plano de trabalho planeja um intercâmbio de recursos físicos, informacionais e humanos entre as instituições para realização de ações educacionais conjuntas, bem como de pesquisas científicas nas áreas de recursos hídricos e saneamento.
As conversas para o acordo ocorreram em uma reunião no dia 26 de outubro, na sede da gerência regional da Cogerh de Pentecoste, com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, Daniel Gomes, o professor do IFCE Paracuru, Cledeilson Pereira, e os representantes da gerência. Ainda não há previsão para o começo da Cooperação Técnica.
Diversas atividades estão sendo planejadas, dentre elas: analisar impactos de atividades antrópicas sobre o meio hídrico; criar o Atlas dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Curu; desenvolver metodologias de enquadramento dos corpos d’água; qualificar o estado Ecohidrológico de rios em escala de bacia a partir de indicadores hidroambientais; quantificar os efeitos decorrentes da adoção de práticas conservacionistas para o uso e ocupação do solo sobre os recursos hídricos; monitoramento hidrológico de águas superficiais e subterrâneas.
Na ocasião foi discutido, entre outros, sobre o plano de trabalho, que tem como objeto o intercâmbio de recursos físicos, informacionais e humanos entre as instituições partícipes para realização de ações educacionais conjuntas, bem como de pesquisas científicas nas áreas de recursos hídricos e saneamento.
Representando a COGERH de Pentecoste estiveram presentes o gerente regional Arimatéa Paiva, a coordenadora do núcleo de gestão Isabel Amaral, o analista Raimundo Laranjeira e a técnica Cláudia Alves.