A Secretaria dos Recursos Hídricos deu posse as cinquentena instituições membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, através da Servidora Inês Prata Girão, representando o Secretário de Recursos Hídricos, Francisco José Coelho Teixeira, nesta ocasião. O evento foi realizado na manhã da quarta feira (19), no Auditório da Câmara Municipal de Pentecoste, por ocasião da 24ª reunião extraordinária. Estiveram presentes quarenta e cinco instituições que foram empossadas.

Após a cerimônia de posse, o colegiado elegeu a nova diretoria. Inscrita em chapa única e denominada “Avança Curu” a nova diretoria foi eleita com quarenta e dois votos, três abstenções. A composição da diretoria ficou assim definida: Presidente: Daniel Pessoa Gomes da Silva, representando a Prefeitura Municipal de Pentecoste; Vice Presidente: José Severino Filho, representando segmento de usuários através da Associação dos Usuários do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Curu Pentecoste; Secretário Geral: Elizangela Castro da Silva, Representando a Prefeitura Municipal de Apuiarés e o Secretário Adjunto: Francisco Ferreira Pinto (Sérgio da APRENAC), representando a sociedade civil pela Associação de Preservação da Natureza e Cultura Popular do Sertão Central.

O pronunciamento feito pela nova diretoria, através do presidente Daniel Gomes, ratificou o compromisso de avançar, com o intuito de desenvolver o Vale do Curu e atender aos encaminhamentos feitos em plenário. Reconhecendo os avanços conquistados pelos municípios da Bacia, fez uma importante reflexão sobre o papel do Comitê. Pois, enquanto indutor no processo de gestão dos recursos hídricos, o colegiado tem feito ótimas conquistas, no que diz respeito a política estadual de gestão dos recursos hídricos.

Bacia do Curu

A Bacia Hidrográfica do Curu é composta por 15 municípios, abrange uma área de 8.750,75km2, representando 6% do território cearense. Além do consumo para o abastecimento humano e animal nos municípios da Bacia, os importantes usuários de água existente, como a Ypioca é também os dois grandes perímetros irrigados, Curu Pentecoste e o Curu Paraipaba. Estes, demandam um volume considerado de água que faz da Bacia um dos principais produtores de coco no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *