Nesta quarta-feira (26), ocorreu a Oficina de Encerramento da Elaboração do Plano de Gestão Proativa de Seca do Hidrossistema Tejuçuoca, na Câmara Municipal na cidade de Tejuçuoca.
O Projeto é fruto do Programa Cientista Chefe em Recursos Hídricos, visando aprimorar as estratégias acerca do planejamento de seca, em parceria com a Cogerh e a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).
A versão final será apresentada durante reunião do Comitê do Curu, em data e local ainda a confirmar.
Sobre o Plano
Os Planos de Gestão Proativa de Seca auxiliam na definição da alocação da água entre os setores e os usuários, definindo mecanismos e critérios de monitoramento, fiscalização e operação dos sistemas.
Ele visa desenvolver ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez, aperfeiçoando o planejamento nas regiões. Por meio de estratégias operacionais, o plano conta com três esferas integradas: Alocação de Água, Plano de Segurança Hídrica e Plano de Gestão de Secas.
Juntamente com os Comitês de Bacia e as Comissões Gestoras, o documento estratégico, de curto prazo, visa definir ações capazes de diminuir o impacto das secas hídricas Tejuçuoca, acordando com os processos estabelecidos na alocação negociada de água já existentes.
De forma proativa, o Plano tem três pilares fundamentais que contempla diferentes escalas e finalidades: o monitoramento preventivo e o alerta precoce, a avaliação da vulnerabilidade, do impacto e a mitigação, o planejamento e as medidas de respostas.