WhatsApp Image 2021-05-05 at 17.30.20 (2)

Ocorrida nesta quarta-feira (05), de forma virtual, a 28ª reunião extraordinária do Comitê da Bacia da Hidrográfica do Curu teve como assuntos principais o lançamento das atividades do Plano de Bacia, e o Processo Simplificado para preenchimento de vacância.

O plano de Bacia é um instrumento importante no gerenciamento das bacias, dessa forma, está sendo elaborado de maneira dinâmica e participativa, contendo um cronograma extenso com diversas etapas de consultas e aprovações. A execução deste plano está sendo realizada por uma equipe de professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da COGERH.

Na ocasião, a Professora Samíria Silva do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, fez uma apresentação abordando a importância do planejamento dos recursos hídricos, os elementos que o compõem, a lei que consolida do plano e a relevância da participação da sociedade nesse processo.

Em seguida, Ubirajara Patrício, representante da Diretoria de Planejamento da COGERH, expôs o “Plano de Trabalho” para elaboração do Plano de Bacia, fazendo uma breve contextualização e demonstrando cada etapa, bem como o cronograma de atividades.

Além disso, ocorreu o processo seletivo simplificado para o preenchimento de vacância em que constava 01 vaga no segmento de usuário de água e 01 vaga no segmento poder público municipal. Após as candidaturas dos interessados e votação pela plenária, integraram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu: Associação Comunitária dos Apicultores de Riacho do Paulo- Apuiarés (usuários de água) e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante (poder público).

Esteve presente na reunião: 41 instituições, 46 membros. Total de participantes: 69, dentre estes, o núcleo de gestão, representantes da COGERH, professores da UFC, o presidente da COGERH, o diretor de planejamento João Lúcio Farias e Elano Joca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *