Criada 18 de novembro de 1993, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) teve seus 30 anos celebrados nesta segunda-feira (13), durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O evento atendeu ao requerimento do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), subscrito pelos deputados Romeu Aldigueri (PDT), Nizo Costa (PT), Jeová Mota (PDT), De Assis Diniz (PT) e Agenor Neto (MDB).
Acontecendo também, Audiência Pública para Apresentação do Relatório de gestão dos recursos hídricos de 2023, relativos aos meses de janeiro a setembro. “O momento é uma prestação de contas à sociedade das ações realizadas pelo sistema de recursos hídricos do Estado, desde obras de infraestrutura a reuniões de organismos de bacias (Comitês, Comissões Gestoras, Fórum de CBHs), além de outros projetos das quatro instituições que o compõem“.
A sessão foi presidida pelo deputado De Assis Diniz (PT), que ressaltou a competência da equipe técnica e visão estratégica da Cogerh, que possibilita que o Ceará não tenha a insegurança hídrica que se verifica em outros estados.
O parlamentar lembrou que os efeitos climáticos indicam perspectiva de uma situação hídrica delicada e complexa, “que vai exigir que a gente faça aquilo que vocês nos ensinam a cada dia, que é a gestão dos recursos hídricos. Por isso, quero trazer o reconhecimento pelo ciclo de 30 anos da Cogerh e pela certeza de que estamos construindo a garantia de que no Ceará será sempre preservada“, concluiu.
O deputado Romeu Aldigueri (PDT) disse ter “orgulho do sistema estadual de recursos hídricos implementado no Ceará, e a Cogerh é um dos pilares desse sistema“, apontou.
Ele destacou que o Ceará tem 95% de seus municípios inseridos na região do semiárido, o que torna necessária uma boa gestão da água no Estado. “Temos a força, a inteligência e a competência do cearense, que é uma referência nacional em política nacional de recursos hídricos, com leis, com programas, com obras estruturantes. Outros estados criaram seus sistemas e legislações inspirados no Ceará“, pontuou.
Presidente da Cogerh, Yuri Castro de Oliveira, lembrou que a Companhia iniciou suas atividades com apenas 22 funcionários, e destacou momentos importantes da Cogerh, como o início da alocação negociada iniciada em 1994, o modelo de cobrança adotado pelo Ceará em 1996 e a criação do primeiro comitê de bacia, em 1997.
“Hoje temos mais de mil colaboradores e um gerenciamento que ganhou destaque nacional e internacional. É com muita alegria que recebemos as homenagens desta Casa”
Representando o governador do Ceará, o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, ressaltou que os comitês de bacias “são realmente muito importantes nesse processo, sem eles não teria esse avanço nas políticas públicas hídricas“.
O secretário enfatizou que se sente “muito realizado por compartilhar um momento desse com todos que ajudam e fortalecem a companhia e que tiveram participação nesses 30 anos de construção da Cogerh no estado do Ceará. Para mim, é um orgulho participar desse momento“, acentuou.
Na ocasião foram homenageadas personalidades, funcionários da Cogerh e figuras históricas que contribuíram e contribuem para a gestão dos recursos hídricos do Ceará.
Dentre os homenageados, Antônio Alzemar de Oliveira, conhecido como Mazinho Oliveira, Técnico em Agropecuária na EMATERCE, de São Luis do Curu-CE. Mazinho Oliveira foi o primeiro presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, o primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica do Estado do Ceará, instalado em 17 de outubro de 1997. Mazinho Oliveira foi presidente por quatro mandatos, sendo, inclusive, homenageado com a Comenda Antônio Zaranza, pelo relevante trabalho realizado no Comitê.
Atualmente é secretário do CBH Curu, integrante da Câmara Técnica de Meio Ambiente, da Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos e da Comissão de Monitoramento e Operação. É um dos fundadores do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Desde o ano de 1999 realiza viagens pelo Brasil, representando a Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará e já teve oportunidade de proferir palestras a nível Nacional nos Encontros Anuais dos Comitês de Bacias do Brasil. Chegou a ser secretário adjunto do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Também estiveram presentes representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará, secretária executiva da Cogerh, autoridades, assessores, convidados, funcionários, ex-funcionários e colaboradores, além de representantes da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará, Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e do Sindicato dos Engenheiros do Ceará.