Grupo de Trabalho do Comitê do Curu define criação da Comissão de Operação da Barragem Serrota

O Grupo de Trabalho do Comitê do Curu, composto por membros do colegiado, se reuniu nesta quarta-feira (18), na Gerência da Cogerh de Pentecoste, para discutir sobre a criação de uma comissão específica da Barragem Serrota.

Na ocasião, foi definido que será criada uma Resolução do CBH Curu regulamentando o funcionamento de uma Comissão de Operação da Barragem Serrota.

A barragem de nível Serrota foi construída pelo DNOCS na década de 1940, com o objetivo de fornecer água ao perímetro irrigado Curu-Pentecoste. Com o passar dos anos, as demandas hídricas da barragem foram ampliadas, e hoje a água acumulada abastece o Distrito Sebastião de Abreu e diversas comunidades do município de Pentecoste.

Diferença entre Comissão Gestora e Comissão de Operação

Comissões Gestoras são organismos já normatizados pela resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará (CONERH). Porém, os Comitês de Bacia têm autonomia para criar comissões específicas, como previsto no regimento interno dos colegiados.

Essa nova Comissão será voltada para apoio da plenária na gestão da Barragem, visto que seu mandato e suas atribuições são distintas. A Barragem Serrota não aloca água e está inserida na distribuição de água do Vale do Curu, portanto, não possui Comissão Gestora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *