O Fórum Cearense de Comitês de Bacias realizou, nesta terça-feira (17), sua última reunião de 2024, em Fortaleza.
Comenda Zaranza
Durante o encontro, pela noite, foram homenageadas pessoas que desempenharam um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos do Estado do Ceará, recebendo a prestigiada Comenda Antônio Zaranza, em alusão a um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará.
Os escolhidos foram indicados pelos integrantes dos Comitês de cada bacia hidrográfica em assembleia geral realizada previamente.
Confira os homenageados relativos a 2023:
Eleição para nova coordenação
Pela manhã, os membros escolheram quem fará parte da Comissão eleitoral para eleição da coordenação do Fórum para mandato 2025-27.
A votação deve acontecer no início de 2025, com chapas devendo conter quatro representantes de diferentes Comitês, com pelo menos uma mulher dentre eles.
A Comissão será formada por:
- Wyldevanio Vieira – CSBH Salgado
- Cristiane dos Santos – CBH Serra da Ibiapaba
- Wellington Lino – CBH Litoral
- Lurivan Miranda – CSBH Médio Jaguaribe
Conversa com Secretário de Recursos Hídricos
Na ocasião, o Secretário de Recursos Hídricos Ramon Rodrigues mostrou o balanço de atividades hídricas no Ceará.
Dentre os tópicos abordados, estiveram o andamento das obras do Cinturão das Águas, Projeto Malha D’água, Ramal do Salgado e Eixão das Águas.
O titular da pasta compilou outras demandas pontuais dos presentes, fortalecendo a ponte entre o Governo do Estado e as comunidades locais via seus representantes nos Comitês.
Peça Teatral
O Fórum teve a oportunidade de prestigiar a apresentação artística com interpretação do livro infantil “A Gotinha Nossa de Cada Água”, idealizada pelo curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE).
A cartilha faz parte do “Projeto SRH nas Escolas” e busca incluir as crianças na discussão da problemática do meio ambiente, visando garantir um futuro de preservação, com acesso à água de qualidade para todos.
O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, por meio dos Comitês de Bacias.
Recurso Procomitês
Márcia Caldas, representante da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentou ao colegiado o uso do recurso Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês) investido ao longo do ano e o saldo remanescente para cada colegiado.
O programa é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizando 500 mil reais por ano para cada Estado que cumpra metas estabelecidas pelo órgão. Seu objetivo é melhorar o desempenho dos Comitês de Bacias Hidrográficas e consolidá-los como espaços de formulação de políticas de recursos hídricos.
Atividades dos Comitês
Além disso, os representantes dos 12 colegiados tiveram a oportunidade de compartilhar as principais atividades e ações realizadas por seus respectivos grupos.