Membros do Comitê da Bacia do Curu, junto a irrigantes, representantes dos municípios de Apuiarés e da Prefeitura de Tejuçuoca, participaram da 2ª oficina do Plano de Gestão Proativa de Seca do Hidrossistema Tejuçuoca, ministrada pela Funceme.
Pela manhã os convidados, participaram do Jogo da Seca, na qual simulava o esvaziamento de um reservatório, exercitando o planejamento sobre os usos da água nos diversos cenários (Normal, Alerta, Seca e Seca Severa).
À tarde, o grupo definiu os estágios para monitoramento do sistema hídrico Tejuçuoca em: normal, alerta, seca e seca severa. Em seguida o grupo discutiu e formulou um plano de ação considerando os estágios definidos.
O grupo teve apoio da coordenadora de gestão da Gerência Regional da Cogerh de Pentecoste, Isabel Amaral, do coordenador do núcleo de operação da regional, Manoel Reginaldo, e do representante da Gerência de Gestão Participativa da Companhia, Edecarlos Rulim.
O projeto é liderado pelo Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, financiado pela Cogerh, pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap) e Governo do Estado do Ceará. A 3ª oficina está marcada para o dia 25 de maio.