O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu) participou nesta quinta-feira (19), em Pentecoste, de uma capacitação sobre “Geotecnologias como ferramentas para projetos de intervenção ambiental”.

O momento foi ministrado por Cledeilson Pereira, membro do colegiado e professor do IFCE de Paracuru, com quem a regional da Cogerh da bacia do Curu possui Termo de Cooperação Técnica. Uma das ações do Termo são ações de capacitação envolvendo o Comitê, como a que ocorreu em abril, voltada a Projetos de Intervenção Ambiental no Semiárido.

Foram apresentados satélites que captam imagens e maneiras de usos em diversas áreas de aplicação no dia a dia, como qualidade do ar, desastres ambientais, cobertura da terra, recursos hídricos, entre outros.

Cledeilson propôs à plenária a proposta de um projeto de “Agentes Ambientais” em cada município. A ideia é que cada município tenha pessoa capacitada para utilizar ferramentas de monitoramento da qualidade da água dos seus mananciais, ou de processo de desertificação e outras questões relacionadas ao meio ambiente e recursos hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *