Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu aprovou na quinta-feira (9) o Plano de Recursos Hídricos (PRH) de sua Região Hidrográfica durante a 32ª Reunião Extraordinária. O CBH Curu foi o 1º Comitê do Ceará a concluir seu PRH, ainda em 1995, antes mesmo da própria criação do Comitê, em 1996.

78ª Reunião Ordinária CBH Curu 3 11.11.2021

Os trabalhos para esse novo plano iniciaram em maio deste ano, passando pela etapa de Diagnóstico e de Prognóstico até definir o plano de ação. No total, são 19 programas que estão alocados nos seguintes eixos temáticos: demanda hídrica, oferta hídrica, gerenciamento das águas, meio ambiente e político-institucional.

Esses programas devem conduzir ao alcance do objetivo estratégico do PRH, que visa “proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos tendo como base: (i) a avaliação das secas e cheias; (ii) o levantamento de informações sobre a estrutura demanda hídrica e sobre as questões relacionadas ao saneamento ambiental tais como o lançamento inadequado de efluentes urbanos e a destinação inadequada dos resíduos sólidos; (iii) o entendimento de problemas ambientais como o assoreamento dos reservatórios, os desmatamentos nas Áreas de Preservação Permanente (APP), o crescimento desordenado de comunidades e núcleos urbanos e as ocupações irregulares”.

Para acessar os documentos do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfia do Curu clique aqui.

Além disso, o colegiado formalizou a renovação da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CBH, adicionando os seguintes membros: Daniel Pessoa Gomes da Silva, Cledeilson Pereira Santos, Wesley Araújo da Mota, Antônio Alzemar de Oliveira, Jizolda Evangelista, Leonardo Cordeiro, Glauber Gomes, Roberto Cordeiro Abreu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *