O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu aprovou na quinta-feira (9) o Plano de Recursos Hídricos (PRH) de sua Região Hidrográfica durante a 32ª Reunião Extraordinária. O CBH Curu foi o 1º Comitê do Ceará a concluir seu PRH, ainda em 1995, antes mesmo da própria criação do Comitê, em 1996.
Os trabalhos para esse novo plano iniciaram em maio deste ano, passando pela etapa de Diagnóstico e de Prognóstico até definir o plano de ação. No total, são 19 programas que estão alocados nos seguintes eixos temáticos: demanda hídrica, oferta hídrica, gerenciamento das águas, meio ambiente e político-institucional.
Esses programas devem conduzir ao alcance do objetivo estratégico do PRH, que visa “proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos tendo como base: (i) a avaliação das secas e cheias; (ii) o levantamento de informações sobre a estrutura demanda hídrica e sobre as questões relacionadas ao saneamento ambiental tais como o lançamento inadequado de efluentes urbanos e a destinação inadequada dos resíduos sólidos; (iii) o entendimento de problemas ambientais como o assoreamento dos reservatórios, os desmatamentos nas Áreas de Preservação Permanente (APP), o crescimento desordenado de comunidades e núcleos urbanos e as ocupações irregulares”.
Para acessar os documentos do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfia do Curu clique aqui.
Além disso, o colegiado formalizou a renovação da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CBH, adicionando os seguintes membros: Daniel Pessoa Gomes da Silva, Cledeilson Pereira Santos, Wesley Araújo da Mota, Antônio Alzemar de Oliveira, Jizolda Evangelista, Leonardo Cordeiro, Glauber Gomes, Roberto Cordeiro Abreu.