No último dia 03, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu aprovou as vazões emergenciais que serão operadas nos açudes da bacia do Curu.
Membros do CBH Curu e convidados estiveram reunidos na 79ª Reunião Ordinária do colegiado que ocorreu no último dia 03, quinta-feira, no formato híbrido. Na ocasião alguns membros participaram de forma presencial, no município de Canindé, e outros membros participaram de forma virtual.
A pauta contou com uma apresentação da Meiry Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-FUNCEME, sobre o prognóstico da quadra chuvosa de 2022. Outro ponto de pauta foi o encerramento da Alocação 2021, onde o coordenador do núcleo de operações da gerência regional da Cogerh de Pentecoste, Reginaldo Silva, fez um prestação de contas da Operação dos açudes isolados e do Vale do Curu, realizada no segundo semestre de 2021. Em seguida o plenário do colegiado aprovou as vazões que serão operadas no primeiro semestre de 2022, de forma emergencial, para atender o abastecimento humano das populações da bacia do Curu. As vazões aprovadas foram as seguintes:
- Açude General Sampaio – 163 l/s
- Açude Tejuçuoca – 40 l/s
- Açude Pereira de Miranda (Pentecoste) – 150 l/s
- Açude Caxitoré – 200 l/s
- Açude Frios – 80 l/s
Estiveram presentes 39 instituições membros e um total de 59 participantes. O membro do Conselho de Administração da Cogerh, Sr. Teobaldo Marques, participou da reunião. Da secretaria executiva, a Cogerh de Pentecoste, estiveram presentes o gerente regional, Sr. Arimatéa Paiva, a coordenadora do núcleo de gestão, Isabel Amaral e as técnicas do núcleo de gestão Heleni Viana e Cláudia Alves.