O Comitê do Curu realizou nesta quinta-feira (22) sua 87ª Reunião Ordinária, no município de General Sampaio, para avaliar as operações 2023.2 e definir a liberação de 2024.1 dos açudes da região.

A regional da Cogerh do Curu apresentou os dados referentes ao 2º semestre do ano passado, no qual os reservatórios da região apresentaram saldo positivo.

Em seguida, foram definidas as liberações de água dos açudes do Vale do Curu para abastecimento humano para o 1º semestre de 2024, com as seguintes vazões aprovadas pelo colegiado:

Açude General Sampaio: 200l/s
Açude Tejuçuoca: 100l/s
Açude Caxitoré: 300l/s
Açude Frios: 180l/s
Açude Pentecoste: 200l/s

Já para os açudes isolados, as vazões serão as mesmas da última operação:

Desterro: 20 l/s
São Domingos: 27 l/s
Itapajé: 70 l/s
Jerimum: 50 l/s
São Mateus: 140 l/s

Preenchimento de vacâncias

Além disso, ocorreu o preenchimento de duas vacâncias do colegiado no segmento da Sociedade Civil. A Associação Comunitária dos Moradores de Cajazeiras, em General Sampaio, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Paraipaba, foram escolhidos para completar as últimas vagas restantes.

Comissão Gestora do Açude Itapajé

Também houve a homologação da formalização da Comissão Gestora do Açude Itapajé, definida em dezembro de 2023.

A Comissão é composta por 8 membros representando os usuários de água, instituições da sociedade civil e do poder público, e terá como atribuição apoiar o gerenciamento do sistema hídrico, atuando como órgão auxiliar do CBH Curu. A Comissão poderá, também, promover critérios para uso racional dos recursos hídricos e suscitar debates sobre a preservação ambiental e o uso sustentável da água.

Prognóstico da quadra chuvosa

A reunião contou com a participação de Meiry Sakamoto, meteorologista da FUNCEME, que apresentou informações sobre as chuvas do ano de 2023 no estado do Ceará e na Bacia do Curu.

Na sequência, apresentou dados da pré-estação chuvosa de 2024, por bacia hidrográfica, destacando os acumulados dos municípios que compõem a região.

O prognóstico climático para fevereiro, março e abril tem probabilidade de 45% para chuvas abaixo do normal, conforme já divulgado pela instituição.

Participação

Estiveram presentes 75 pessoas, entre membros do CBH Curu e convidados (irrigantes e representantes do poder publico dos municípios da bacia).

Da Cogerh de Pentecoste o gerente, Marcius Rennê Albuquerque, os coordenadores Reginaldo Silva e Isabel Amaral, e os técnicos Heleni Viana, Aline Perdigão, Italo Feijó e Carlos Azevedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *