Comitê aprova liberação de água do Açude Jerimum para atender comunidades e avança no Plano de Educação Ambiental da Bacia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu realizou nesta quinta-feira (18) sua 84ª Reunião Ordinária, no município de Umirim, de forma híbrida.

Na ocasião, o colegiado aprovou a proposta metodológica que será aplicada na construção do Plano de Educação Ambiental da Bacia do Curu. O Plano será elaborado de forma participativa junto às diversas instituições dos municípios, por meio de oficinas que serão realizadas no decorrer do ano.

Além disso, a plenária aprovou a liberação de água do Açude Jerimum, localizado em Irauçuba, para atendimento de diversas comunidades do trecho, sendo definida a vazão média de 30 litros por segundo (l/s), por 30 dias.

O reservatório está atualmente com 12,8 milhões de m³, equivalente a 62,6% de seu volume total.

Dentre as pautas, o técnico da Agência Nacional de Águas (ANA), Ewandro Andrade, fez uma apresentação sobre o Programa Produtor de Água, um projeto de controle da poluição difusa rural, voltado prioritariamente para bacias hidrográficas estratégicas, com foco na redução da erosão, melhoria da qualidade da água e aumento das vazões dos rios, utilizando práticas mecânicas e vegetativas de conservação de solo e água.

Segundo a ANA, o Programa busca beneficiar produtores rurais por meio de pagamento de incentivos financeiros aos agentes que, voluntariamente, aderirem ao programa, conservando suas matas e o solo, contribuindo para a sustentabilidade ecológica.

Outra apresentação ministrada foi sobre o Programa de Cisternas do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com as técnicas Odalea Severo e Iana Alexandre.

Estiveram presentes 40 instituições membros do CBH Curu. Esteve presente na reunião o prefeito de Umirim, Felipe Uchôa, além de vereadores de Umirim e Irauçuba. O evento teve apoio da secretaria executiva do CBH Curu, a gerência regional do Curu, por meio dos Núcleos de Gestão e Operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *