Na manhã do dia 15 de junho, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE – Campus de Paracuru, foi realizada a 21ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu. A reunião, coordenada pela diretoria do Comitê, através do Presidente Daniel Gomes e do Secretária Adjunto Antônio Alzemar (Mazinho), teve o apoio da sua Secretaria Executiva.

A pauta da reunião teve como principal assunto a aprovação dos parâmetros, para os reservatórios da Bacia, com o foco nos açudes do Vale do Curu, que no primeiro semestre do ano, obteve um aporte hídrico que gerante o abastecimento humano, animal e o terceiro uso prioritário da Bacia. Como o açude General Sampaio, por exemplo, e que atenderá aos múltiplos usos no segundo semestre do corrente ano; Também teve a apresentação da FUNCEME, sobre a atual situação hídrica deixada pela quadra chuvosa e o comportamento atual dos oceanos Pacífico e Atlântico.
A aprovação dos parâmetros feita pelo colegiado, dos açudes do Vale do Curu nesta reunião, ficou assim definido:

General Sampaio com 70.74hm³, equivalente a 21,96% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão média de operação de 600l/s, para perenizar 40Km de rio, atendendo o abastecimento das localidades próximas ao rio (São Cristóvão, Boa Vista, Vila São João, Vila Soares, Tabuleiro, Santo Antônio, Vila Monte Overne, Umari, Lagoa Grande, Riacho do Paulo, Lagoa das Pedras, Malhada da Ema, Salgado, Ilha), além da sede de Apuiarés até Serrota. Atenderá ainda algumas localidades de Pentecoste e parte dos setores de “A a F” do Perímetro Curu Pentecoste. Essa vazão atenderá também ao abastecimento dos municípios de General Sampaio, Paramoti e Campos Belos (Caridade) e Canindé;
Pereira de Miranda com 32.13hm³, equivalente a 8,92% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 180l/s;
Caxitoré com 38.16hm³, equivalente a 18,89% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão média 200 l/s;
Frios com 7.54hm³, equivalente a 22,83% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 30 l/s;
Tejuçuoca com 5.12hm³, equivalente a 18,22% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 37 l/s.

A aprovação dos parâmetros do colegiado, para os demais açudes da Bacia do Curu, ficaram para uso de abastecimento humano e animal.
Para a realização deste importante evento para a Bacia contou com a gerência regional da COGERH Pentecoste, que se fez presente através do gerente regional, dos coordenadores dos Núcleos, dos analistas, técnicos e apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *