Representantes do CBH Curu participaram nesta última terça (19) e quarta-feira (20) da 1ª Reunião Ordinária de 2022, do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas que realizou a inédita 1ª reunião itinerante da plenária, pós pandemia, em Quixeramobim.
Estavam presentes na reunião o Presidente do CBH Curu, José Severino Filho, a Vice-presidente Maria da Conceição Gomes e a representante da secretaria executiva, Isabel Cavalcante do Amaral. A reunião do Fórum Cearense, também contou com a participação de membros e representantes de outros CBH’s.
O encontro foi conduzido pelo atual Coordenador Geral do Fórum Cearense, Aridiano Belk, e pelo Secretário Geral, Wyldevânio Vieira, com o apoio do núcleo de gestão da gerência regional de Quixeramobim.
Na terça-feira, foram expostos aos participantes o protocolo a ser seguido nas reuniões, o calendário de atividades dos Comitês para 2022 e uma apresentação sobre a Região Hidrográfica do Banabuiú.
Além disso, o supervisor regional, Paulo Ferreira, apresentou o novo sistema de agenda participativa alimentado pelas gerências da Cogerh, detalhando as programações de atividades de todos os Comitês.
Paulo também mostrou, em primeira mão, o Painel dos Comitês, criado pela Companhia para organizar as informações sobre todos os membros e instituições que compõem os Comitês. A ferramenta ficará disponível nos sites dos CBH e no portal da Cogerh.
Nesta quarta-feira, o Fórum recebeu de forma online o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, relatar as dificuldades enfrentadas na gestão de recursos hídricos de suas regiões e para solicitar maior apoio ao órgão.
Dentre as demandas estão: conversas sobre o projeto para Peregrinação da Bica do Ipu; Implantação da Polícia Ambiental na região dos Sertões de Crateús; preservação das nascentes do Poty; situação da mina de ferro localizada em Quiterianópolis.
Também esteve presente na reunião o superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, que esclareceu que já foram feitas fiscalizações na mina e que não foi observada qualquer atividade mineira na região.
A plenária definiu como encaminhamentos uma reunião entre os 12 Comitês de Bacia, a Sema e a Semace para debater as demandas citadas, além de uma solicitação de apresentação do novo organograma da Cogerh.
Ao final, os participantes realizaram uma visita técnica à barragem de Quixeramobim, que se encontra com 80 mil m³, equivalente a 0,95% de sua capacidade total.