Na manhã desta terça-feira, 20, a Solenidade de entrega da “Comenda Antônio Ribeiro Zaranza”, uma homenagem realizada às pessoas ou instituições que realizam um trabalho relevante na gestão dos recursos hídricos.
Os homenageados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu-CBH Curu são Antonio Adriano Batista Alves Sousa, membro do Comitê e diretor da Agência de Desencolvimento Econômico Local – Adel, e Antônio Alzemar de Oliveira, membro do CBH Curu e representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE.
Os homenageados para receberem a Comenda Antônio Ribeiro Zaranza possuem uma reconhecida história de dedicação e serviços prestados à bacia do Curu.
Confira abaixo um pouco da biografia de cada um:
Antonio Adriano Batista Alves Sousa é co-fundador, Presidente do Conselho de Administração e atual Diretor Executivo da Adel, Especialista em Psicologia Organizacional e Zootecnista. atuou sempre na gestão institucional e liderou, desde a fundação da Adel, os projetos de assessoria técnica com agricultores familiares. Atuou como Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação no Instituto CENTEC, como Coordenador de Protagonismo Estudantil na Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEDUC/CE) e no Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE).
“A água pode acabar. É preciso tomar consciência desse fato. Precisamos avançar na agenda da preservação ambiental, na gestão democrática dos recursos hídricos e no desenvolvimento e propagação de tecnologias socioambientais de armazenamento da água nas regiões semiáridas. Apenas entendendo a importância e zelando pela sua conservação e qualidade é que se evitará a falta da água” (Adriano Batista).
Antônio Alzemar de Oliveira é técnico agrícola da EMATERCE, foi o primeiro presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, ex-secretário adjunto do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias e membro do Colegiado Nacional dos Comitês de Bacias.
“Tudo começou em 1997 quando surgiu a necessidade de se criar uma gestão partilhada dos recursos hídricos das bacias. O trabalho foi expandindo até a realização do Primeiro Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. É muita alegria ter participado desse trabalho pioneiro no Ceará com tantos companheiros, que se dedicaram de maneira tão profissional e de alma”, disse Mazinho emocionado, que há 40 anos também desenvolve trabalho de extensão e assistência técnica rural pela Ematerce.
A comenda carrega o legado e a memória Antonio Ribeiro Zaranza, colaborador que se destacou pelo seu trabalho, competência e humildade, que lhe permitiu conquistar muitos amigos por onde passou, especialmente na Cogerh, como superintendente das bacias interioranas, e na Funceme, como chefe de Missão em Meteorologia e Nucleação Artificial.
As homenagens acontecem na 3ª Reunião Ordinária do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas, em Fortaleza.