Tem início na próxima terça-feira (01/06), um amplo processo de diálogo entre a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a sociedade que vive na bacia hidrográfica do Curu. Na ocasião, os núcleos de gestão e planejamento da Companhia, o Comitê de Bacia do Curu e pesquisadores da UFC, no âmbito do programa Cientista Chefe, vão conduzir uma Audiência Pública com o objetivo de atualizar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Curu.

A construção do plano é essencial para política norteadora de uso dos recursos hídricos prevista para os próximos anos e é amparada na Política de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado. Na ocasião, será apresentado o resultado do diagnóstico realizado na região elaborado com a contribuição do Comitê de Bacia a partir da análise dos principais problemas hídricos, conflitos por água, oferta e demanda dos recursos hídricos, aspectos ambientais e usos da água na região.

A audiência será realizada em ambiente virtual, às 14h, por meio da plataforma Microsoft Teams, neste link, com a representação de todos os setores da sociedade que fazem parte da região compreendida pela Bacia do Curu. O diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Joca, frisou o caráter participativo do processo de construção do plano de bacia. “Como é da cultura da Companhia, todas as etapas dos trabalhos serão amplamente discutidas com o Comitês de Bacia e representantes da sociedade”.

Os participantes serão divididos em eixos temáticos e levantarão questões acerca de oferta e demanda de água na região, condução de eventos extremos, além de questões ambientais e institucionais”, explicou sobre a metodologia. “Este planejamento, que é previsto em Lei para ocorrer, ajudará a garantir segurança hídrica do Estado”, ressaltou o diretor da Companhia.

 

Para acessar clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *