O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu realizou nesta quarta-feira (13/09) sua 85ª Reunião Ordinária, no município de São Gonçalo do Amarante.
Na abertura, os membros do Comitê que participaram do XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), ocorrido em Natal-RN em agosto, partilharam suas experiências e aprendizados com a plenária, a fim de enriquecer as ações do colegiado.
Durante os informes, Cledeilson Pereira, membro representante do IFCE de Paracuru, apresentou ao colegiado um Atlas da Bacia do Curu, um software em que todos podem acessar através do link compartilhado.
Na reunião, João Dehon, Pesquisador da Funceme, apresentou ao colegiado o Plano de Gestão Proativa Secas do Sistema Hídrico Tejuçuoca, aprovado pela plenária. O Plano foi construído por meio de oficinas contando com a participação de membros do Comitê e representantes de instituições dos municípios de Apuiarés e Tejuçuoca, de forma participativa. O Comitê dará continuidade no acompanhamento e monitoramento do plano.
Além disso, houve o preenchimento de vacâncias nas Comissões Internas do CBH Curu, entre elas, duas vagas na Câmara Técnica de Meio Ambiente, duas vagas na Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos e 2 vagas na Comissão de Monitoramento e Operação.
Dentre as pautas, houve a escolha do homenageado com a Comenda Antônio Zaranza 2023, que será João de Deus Mota, do município de Apuiarés.
Estiveram presentes 31 instituições membros do CBH Curu. O evento teve apoio da Diretoria e da Secretaria Executiva do colegiado.