A Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu realizou nesta quarta-feira (2) sua 1ª Reunião Ordinária. O objetivo foi discutir sobre o Regimento Interno e definir o Calendário Ambiental do CBH Curu para o ano de 2022.
O CBH Curu, desde o início de suas atividades, possuía um Grupo de Trabalho (GT) de Meio Ambiente. Entretanto, considerando a importância da temática meio ambiente, a plenária da 32ª Reunião Extraordinária deliberou, em dezembro de 2021, pela adequação do GT em uma Câmara Técnica de Meio Ambiente.
Em resumo, as principais diferenças entre um GT e uma CT são o tempo de duração e o foco dos trabalhos. Enquanto o GT é criado para um objetivo específico, como um Planejamento Estratégico, abordando temas mais gerais e com um tempo limitado de atuação, a CT discute tópicos mais definidos e não tem uma “data de validade”, podendo ser uma Câmara permanente do Comitê.
Neste encontro, que ocorreu no formato virtual, os membros da Câmara escolheram seu Coordenador, o representante titular da prefeitura municipal de Pentecoste, Daniel Gomes, e o Relator, o representante titular da EMATERCE de São Luis do Curu, Antônio Alzemar de Oliveira.
Na reunião foi definido, também, o calendário de reuniões da Câmara Técnica, cujas reuniões ordinárias serão realizadas bimestralmente, sempre na primeira quinta-feira do mês.
O Regimento Interno, o Calendário Ambiental e o calendário de reuniões da Câmara Técnica serão submetidos à apreciação do plenário do CBH Curu na 33ª Reunião Extraordinária, que será realizada no dia 9 de março no município de Pentecoste, no formato híbrido.
Participaram da reunião os membros Antônio Alzemar de Oliveira, Glauber Gomes, Daniel Gomes, Leonardo Cordeiro, Cledeilson Pereira, Roberto Cordeiro, Augusta Alencar. Representando a secretaria executiva, a Cogerh de Pentecoste, participaram a coordenadora e a técnica do núcleo de gestão, Isabel Amaral e Cláudia Alves, respectivamente.