Comitê do Curu estuda sobre irrigação de plantas forrageiras em visita à Fazenda Experimental do Vale do Curu

Nesta quarta-feira (13), o Comitê da Bacia do Curu realizou sua 1ª Capacitação de 2025, promovida pela a Cogerh, por meio da Gerência Regional da região.

Os participantes fizeram uma visita técnica à Fazenda Experimental Vale do Curu da Universidade Federal do Ceará, na Comunidade do Xixá, em Pentecoste, conduzida pelo professor Kleyton Chagas.

O pesquisador explicou sobre as técnicas usadas na área no Manejo de Irrigação de plantas forrageiras, abordando o uso adequado da água para as culturas.

Além disso, na regional da Cogerh em Pentecoste, os membros assistiram a três palestras:

Elano Joca, técnico da FUNCEME, explanou sobre a Política de Gestão dos Recursos Hídricos, pontuando como o Estado Ceará integra suas ações de convivência com as secas por meio de instrumentos regulatórios do poder público.

Posteriormente, Marcia Caldas, da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentou sobre o Papel dos Comitês de Bacias no Sistema de Gestão das águas cearenses. Foram destacados os caminhos possíveis para fortalecer a gestão participativa por meio de maior responsabilidade coletiva nos espaços de governança das águas locais.

Por fim, a analista em gestão de recursos hídricos da Cogerh, Celineide Nascimento, palestrou sobre as possibilidades, dificuldades e desafios no exercício do papel social do Comitê do Curu, o 1º do Ceará, criado em 1992.

Na ocasião, estiveram presentes 30 membros do Comitê do Curu, com 54 convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *