Nesta quarta-feira (29), a Comissão Gestora do açude São Mateus, em Canindé, tomou posse para mandato até 2029, fortalecendo a gestão das águas da região do Curu.
O empossamento das instituições foi feito pelo Comitê da Bacia do Curu, por meio da pela Secretária-adjunta Elisabeth Franco.

As instituições do colegiado são: SAAE, Associação dos Vaqueiros e Boiadeiros da Microregião de Canindé, STRAAF, Associação dos Moradores do Alto Guaramiranga, Federação das Associações Comunitárias do Munícipio de Canindé, Associação de Preservação da Natureza e Cultura Popular Sertão Central- APRENAC, Defesa Civil, EMATERCE, Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.





Após esse momento, iniciou-se a construção do Plano de Ação do açude São Mateus, em que os membros levantaram demandas a serem executadas de forma conjunta a respeito do açude e propostas para melhoria de todos que utilizem de forma direta ou indireta o manancial.
Os principais problemas apontados foram: extração de areia no leito do rio, desmatamento, assoreamento e acumulo de vegetação na barragem, ocupação irregulares no entorno do reservatório, escassez hídrica na zona rural, poluição das águas dos rios, descarte incorreto do lixo, despejo de esgoto no reservatório.

O próximo encontro será no dia 25 de novembro.
O encontro foi conduzido pela regional da Cogerh da Bacia do Curu.
