O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu) celebrou, nesta quinta-feira (16/10), 28 anos de criação, em evento realizado no Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste/CE. A comemoração integrou a programação da 41ª Assembleia Extraordinária do Comitê, reunindo representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil.
A solenidade reuniu 123 pessoas, sendo 44 do comitê do Curu e contou com apresentação musical da Academia Sinfônica do Pecém (ASPEM), além de relatos sobre a história do CBH Curu e entrega das comendas “Amigos das Águas”, que reconhecem pessoas que contribuíram para o fortalecimento da gestão participativa dos recursos hídricos.
Durante o evento, também foram prestadas homenagens aos ex-presidentes do Comitê e participação de representantes do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBHs).
Composição da mesa de abertura

A mesa de abertura contou com a presença de Yuri Castro, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); Carlos Campelo, representando a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Telvânia Brás, prefeita de Paramoti, representando os 15 municípios da Bacia do Curu; Ricardo Sabadia, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu; e Marcius Albuquerque, gerente regional da Cogerh de Pentecoste.
Durante sua fala, o presidente da Cogerh, Yuri Castro, destacou a importância dos comitês para o modelo de gestão adotado pelo Ceará. “O CBH Curu é pioneiro um exemplo de participação e compromisso com a gestão das águas. Esses 28 anos representam a consolidação de um trabalho coletivo, construído com diálogo, responsabilidade e integração entre os diversos atores da sociedade”, afirmou.
O presidente do CBH Curu, Ricardo Sabadia, reforçou o papel do Comitê como espaço de construção coletiva e de fortalecimento institucional. “Esta celebração é também um momento de gratidão a todos que fizeram parte dessa trajetória. O Comitê do Curu é fruto da dedicação de pessoas que acreditam na gestão participativa e no uso responsável da água. Nossa história é construída a muitas mãos”, destacou.
Comenda “Amigos das Águas” reconhece membros do CBH Curu


Na ocasião, o Comitê entregou a comenda “Amigos das Águas” a três membros que se destacaram pela dedicação e contribuição à gestão hídrica e ao fortalecimento do colegiado:
- Ageu Tabosa Viana
- Raimundo Iran Pereira
- Aloísio Costa Maia
A comenda simboliza o reconhecimento do CBH Curu àqueles que colaboram ativamente para a consolidação da política de recursos hídricos e para o fortalecimento da participação social nas decisões sobre o uso da água na região.
Galeria de Honra aos Ex-Presidentes

Durante a solenidade, também foi anunciada a criação de uma Galeria de Honra dos Ex-Presidentes do CBH Curu, que será instalada na sede da Cogerh em Pentecoste. A iniciativa visa eternizar a contribuição de todos que exerceram a presidência do Comitê ao longo de sua trajetória, reconhecendo o papel essencial de cada gestão na construção de uma bacia mais participativa e sustentável.
Momento de confraternização
Encerrando a programação, os participantes participaram de um almoço comemorativo, seguido do corte do bolo alusivo aos 28 anos do CBH Curu. O momento simbolizou a união e o espírito colaborativo que marcaram quase três décadas de atuação do Comitê em prol da gestão integrada das águas da Bacia do Curu.