No último dia 11 de junho, no auditório no Centro de Pesquisa do DNOCS, foi realizada a 49ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu. A reunião foi a primeira liderada pela nova diretoria do Comitê e contou com a presença de Presidente José do Egito Sales Andrade e do 1º Secretária Antônio Alzemar de Oliveira (Mazinho).
A pauta da reunião teve como principal assunto a aprovação das vazões, para o abastecimento humano e que serão operadas na Bacia do Curu no corrente ano; Além das ações de combate a seca, desenvolvidas pelo Estado/COGERH na Bacia Hidrográfica do Curu e; Apresentação de estudo feito pela UFC, sobre a qualidade da água do açude Pereira de Miranda em Pentecoste.
As vazões aprovadas para o abastecimento humano dos açudes que operam isolados:
Itapajé com 28% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 30l/s podendo chegar até 31/03/2015;
Salão com 2,7% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 4 l/s até 31/10/14;
São Mateus com 3,8% de sua capacidade Hídrica, terá uma vazão de 30 l/s até 30/08/14;
Escuridão com 6,5% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 30 l/s até 30/08/14;
Souza com 0,30 % de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 20 l/s até 31/07/14;
Os demais açudes (Jerimum, Desterro, São Domingos) isolados, não tem água.
As vazões aprovadas para o abastecimento humano nos açudes do Vale do Curu:
General Sampaio com 5% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão média de operação de 150 l/s, para o abastecimento dos municípios de General Sampaio, Paramoti, Campos Belos (Caridade) e Apuiarés, podendo chegar até janeiro de 2016;
Barragem Serrota com 70% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 6 l/s para atender a localidade de Sebastião de Abreu até dezembro de 2015;
Pereira de Miranda com 3,6% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 70 l/s podendo chegar até outubro de 2015;
Caxitoré com 9,8% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão média 160 l/s podendo chegar a 01 de janeiro 2016;
Frios com uma 9,7% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 25 l/s, podendo chegar a outubro de 2015;
Tejuçuoca com 0,8% de sua capacidade hídrica, terá uma vazão de 13 l/s também podendo chegar até junho de 2015.
O Comitê do Curu composto por 50 instituições-membro tem reuniões bem participativa. Com 34 membros presentes, entre titular e suplente, mostrou mais uma vez um exercício de cidadania aprovando de forma racional as vazões que serão operadas para o abastecimento humano.
Da COGERH esteve presente Gianni Peixoto (Assessor da Diretoria de Operações), Marcílio Caetano (Coordenador de Fiscalização), o Gerente Regional: Arimatéa Paiva, os Núcleos de Gestão e da Operação da Gerência de Pentecoste: os coordenadores dos Núcleos Reginaldo Silva e Marcelo Bezerra, a analista em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Celineide Nascimento e a Assistente Administrativa, Heleni Viana. Registra-se também a presença do Sr. Eduardo Firmiano de Menezes, representando o DNOCS; Petrônio Heleno Vieira (CAGECE-Itapipoca); Eliane Cortez (Secretaria dos Recursos Hídricos); Tereza Emanuelle da Silva (CONPAM) e Patrícia Gondim (SEMACE).